Tabagismo: saiba o que é

O que causa?

O tabagismo é a dependência física e psicológica causada pelo consumo de produtos que contenham tabaco cujo princípio ativo é a nicotina. O principal desses produtos é o cigarro.

O que causa o tabagismo

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma epidemia generalizada e que precisa ser fortemente combatida, visto que esse hábito é um forte causador de diversos prejuízos para a saúde.

Apesar de os dados mostrarem que o número de pessoas fumantes no Brasil vem caindo desde o ano de 1990, a porcentagem dos fumantes ainda é alta. No Brasil, existem cerca de pouco mais de 7 milhões de mulheres fumantes e mais de 11 milhões homens fumantes. Em todo o mundo são mais de 1 bilhão de fumantes.

De acordo com a OMS, o tabagismo é a causa de mais de 5 milhões de mortes todos os anos em todo o mundo, tanto de fumantes ativos quanto de fumantes passivos.

O cigarro, além da nicotina, possui mais de quatro mil substâncias tóxicas e entre elas podemos citar: monóxido de carbono, formaldeído, amônia, acroleína, acetona, metais pesados como o chumbo e diversas outras. Essas substâncias são altamente cancerígenas e atacam diretamente órgãos, principalmente os pulmões, que podem chegar a desenvolver até câncer.

substancias toxicas do cigarro

Mesmo o tabagismo fazendo tão mal para a saúde, as pessoas ainda fumam por diversos motivos. Um deles é a influência, seja de meios de comunicação ou de pessoas como amigos, ídolos, entre outras.

Quando a vida como fumante se inicia, se torna mais difícil largar o vício de fumar porque as substâncias tóxicas presentes no cigarro causam dependência química, pois essas substâncias caem na corrente sanguínea e chegam ao cérebro causando uma sensação de bem estar.

Encontrei um site que mostra como parar de fumar naturalmente. (veja no link)

Por causa dessa dependência que o cigarro causa é que muitas pessoas não conseguem parar de fumar sozinhas e, nesses casos, somente um tratamento terapêutico pode ajudar.

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Alimentação saudável: saiba quais os alimentos a compõem

A alimentação saudável é composta por alimentos ricos em nutrientes dos quais o organismo necessita para se nutrir e manter o seu funcionamento adequado. Quanto mais variada e colorida for a alimentação, maior será a oferta de nutrientes.

Os alimentos que compõem a alimentação saudável devem ser alimentos naturais, de preferência orgânicos, pois são livres de agrotóxicos, além de alimentos integrais e alimentos pobres em açúcares e gorduras maléficas.

Por isso, os alimentos que deve compor a alimentação saudável são:

  1. Carboidratos:

Os alimentos recomendados são que contêm carboidratos complexos que são ricos em fibras, o que torna esses carboidratos de absorção mais lenta evitando aumento brusco de glicose sanguínea.

Os principais alimentos fontes de carboidratos complexos são:

  • Cereais integrais: arroz, aveia, milho, etc.
  • Alimentos feitos com farinha de trigo integral: pães, bolos, biscoitos, massas, etc.
  • Farelos e farinhas integrais
  • Sementes: linhaça, chia, gergelim, girassol, etc.
  • Leguminosas: feijão, soja, lentilha e grão de bico
  • Oleaginosas: castanhas, nozes, amendoins, avelãs, etc.
  1. Proteínas

Os alimentos fontes de proteínas também são importantes. As principais fontes de proteínas para a alimentação saudável são as de origem animal como:

  • Carne bovina vermelha
  • Aves
  • Peixes e demais frutos do mar
  • Ovos
  • Laticínios pobres em gorduras como leite e iogurte natural desnatados e queijos brancos como ricota, cottage e minas frescal
  1. Gorduras

As gorduras indicadas são as mono e polinsaturadas sendo a principal delas o ômega 3. São as gorduras consideradas saudáveis e devem fazer parte do dia a dia da alimentação. Estão presentes principalmente nos seguintes alimentos:

  • Azeite de oliva extravirgem
  • Peixes como sardinha, salmão, atum, arenque, cavala, truta, bacalhau, carpa, cação, entre outros
  • Oleaginosas
  • Frutas como o abacate
  1. Frutas, verduras e legumes

Todas as frutas, legumes e verduras devem fazer parte da alimentação saudável. Esses vegetais devem ser consumidos com casca, entrecasca, talos, bagaço e sementes, pois, dessa forma, o valor nutricional se torna maior, principalmente das fibras.

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